Seguidores

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A biblioteca da minha juventude

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA ÁLVARO GUERRA


A abertura da Biblioteca Infantil de Pinheiros deveu-se não apenas a movimentos populares, mas principalmente ao empenho de Lenyra Fraccaroli, diretora da Divisão de Bibliotecas, que tinha o objetivo de fundar uma biblioteca em cada bairro da cidade de São Paulo. A biblioteca foi inaugurada em 15 de maio de 1955. Em meados de 1957 a sala de artes foi aberta ao público e no final de 1959 iniciaram-se os trabalhos com o teatro de fantoches, umas das principais atrações da biblioteca. 
No final da década de 1960  e início da de 70 o desenvolvimento do trabalho na biblioteca pública infantil foi marcado por uma crescente busca de espaços e acervos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Era o processo de escolarização pelo qual passaram as bibliotecas públicas da cidade, alterando fundamentalmente o perfil das unidades que passaram a enfatizar o atendimento à pesquisa escolar e o empréstimo de livros. A procura cresceu tanto que o prédio já não comportava mais o número de crianças usuárias dos serviços. 
Assim, a primeira reforma sofrida para a ampliação da biblioteca ocorreu em 1972. A sala de pesquisa teve ampliado o número de assentos, oferecendo mais conforto e espaço. Durante o ano de 1983 a biblioteca ficou fechada por seis meses para mais uma reforma, visando o uso adequado para a população. 
Em 1973 a Biblioteca Infantil de Pinheiros foi renomeada passando a se chamar Biblioteca Infanto-Juvenil Álvaro Guerra, em homenagem ao grande educador e poeta brasileiro. 

Nenhum comentário: